top of page
  • Foto do escritorFábio Henrique

Do zero a iniciante - C# variáveis, condições e loops

Variáveis


Ao contrário do Javascript o C# é fortemente tipado o que significa que tipos de dados diferentes tem declarações diferentes.


  • Variáveis devem possuir nomes únicos

  • Variáveis podem conter letras, números e underscore _ , apenas

  • Variáveis devem começar com uma letra

  • Variáveis são case-sensitive, ou seja, nome e Nome são coisas diferentes

  • Variáveis não podem ser palavras reservadas. Caso você realmente precise fazer isso, utilize @ antes da palavra reservada que deseja usar como nome de variável.


int numero = 10;
decimal saldo = 10.50M;
string nome = "Fabio";
char letra = 'F';
bool verdadeiro = true;
DateTime data = DateTime.Now;

  • int é usado para armazenar números

  • decimal também armazena números e é muito usado para trabalhar com valores monetários

  • string é usado para armazenar textos. Estes textos devem estar entre aspas duplas "

  • char é usado para armazenar textos menores. Estes textos devem estar entre aspas simples '

  • bool é usado para armazenar valores booleanos, ou seja, true e false

  • DateTime é usado para armazenar valores de datas


Condicionais


Condicionais são estruturas de tomada de decisão. A sintaxe de condicionais em C# é igual a do Javascript


If - A clausula if verifica se uma condição é verdadeira, caso positivo o código dentro do bloco if é executado senão é ignorado.


No caso abaixo a condicional verifica se o valor dentro da variável idade é maior que 18 e como essa verificação retorna verdadeiro (true) a mensagem "Conteúdo para maior de 18 anos permitido" será exibida

int idade = 19;

if(idade > 18)
{
   Console.WriteLine("Conteúdo para maior de 18 anos permitido.");
}

else if - Esta condicional é usada sempre após o if. O código dentro desse bloco é executado sempre que o bloco if anterior a ele retornar false. Dependendo da situação você pode usar vários blocos else if um após o outro


int idade = 19;

if(idade > 19)
{
  Console.WriteLine("Conteúdo para maior de 18 anos permitido.");
}
 else if(idade < 18)
{
  Console.WriteLine("Conteúdo não permitido para menores de 18 anos.");
}

else - O bloco else é executado quando todas as condições anteriores a ele retornarem false. Ele vem sempre após o if ou else if, se este último existir.


int idade = -1;

if(idade > 0 && idade > 19)
{
  Console.WriteLine("Conteúdo para maior de 18 anos permitido.");
}
else if(idade > 0 && idade < 18)
{
  Console.WriteLine("Conteúdo não permitido para menores de 18 anos.");
}
else
{
  Console.WriteLine("Idade inválida.");
}

Switch - A condicional switch é uma alternativa ao if else. O switch recebe uma variável que terá seu valor avaliado pelas intruções case. Quando o valor avaliado der match, em uma instrução case, o código dentro deste respectivo bloco será executado, caso não haja nenhum match o código dentro da clausula default será executado.

Tanto o case quanto o default precisam ser encerrados através da palavra reservada break.


string mes = "Dezembro";

switch (mes)
{
  case "Dezembro":
      Console.WriteLine("Feliz natal.");
      break;
  case "Abril":
      Console.WriteLine("Feliz páscoa.");
      break;
  default:
      Console.WriteLine("Nada para comemorar.");
      break;
}

Loops


Loops são estruturas de repetição. Através delas é possível executar um mesmo código repetidas vezes. Abaixo explicarei algumas formas de se fazer isso.


For loop - Para criar este loop precisamos definir 3 coisas

  • Inicializador: O inicializador é a especificação de onde você irá começar a "contar"

  • Condição: É a condição que define até quando o loop deve ser executado

  • Iterador: Serve para incrementar ou decrementar a variável definida no inicializador


for (int i = 1i <= 10i++)
{
    Console.WriteLine(i);
}

O código acima é um loop que exibe números de 1 a 10, sendo que:

  • O inicializador é int i = 1

  • A condição é i <= 10

  • O iterador é i++


While loop - Este loop executa um código repetidamente enquanto uma condição for verdadeira


int contador = 1;
while (contador <= 10)
{
   Console.WriteLine(contador);
   contador++;
}

O código acima é um loop que exibe números de 1 a 10 enquanto o valor da variável contador for menor ou igual a 10. Repare que para isso funcionar corretamente o valor da variável contador é incrementado a cada iteração, caso contrário a execução entraria em um loop infinito


Do-While loop - Este loop funciona de forma semelhante ao while loop, exceto pelo fato de que ele é executado ao menos uma vez. Portanto tome cuidado com isso.



int contador = 1;
do
{
   Console.WriteLine(contador);
   contador++;
while (contador <= 10);

Assim como o while loop o valor da variável contador é incrementado a cada iteração, caso contrário a execução entraria em um loop infinito


 


Observações


Ao contrário do javascript, toda instrução do C# deve ser encerrada em ponto e virgula ";"


Em termos de estrutura e lógica os loops são iguais tanto no C# quanto no javascript


A instrução Console.WriteLine serve para exibir mensagens e valores. Pense nisso como sendo a versão do C# para o console.log do javascript


O seu console app pode ser executado diretamente no terminal integrado do vscode ou no powershell.


 


Exercícios


Crie um código no C# que exiba tabuada de multiplicação de um número qualquer. Faça isso usando os 3 tipos de loop mostrados neste post.


 

Deixe seus elogios, críticas e dúvidas nos comentários!

195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page